Reconhecido, pelo Guia 4 rodas, como um dos melhores estabelecimentos do país.

Criado em setembro de 2004 pelo chef Sormany Justen, o restaurante II Perugino —especializado na culinária italiana — é reconhecido, pelo Guia 4 rodas, como um dos melhores estabelecimentos do país. O restaurante é reconhecido pelo guia quatro rodas desde 2006 com uma estrela , além de ter sido considerado a 8ª melhor carta de vinhos do país pelo mesmo guia em 2011. Também angariou o título de melhor restaurante de Petrópolis pelo Globo Serra por 02 vezes em 2006 e 2013.

À frente do Il Perugino está o chef Sormany Justen. Sormany aprimorou seus conhecimentos em restaurantes de Roma, Toscana (Nanamura), Úmbria (Ristorante Serra), Varese (All Vecchio Convento e Acquerello), Trentino (Ristorante da Gerry), Piemonte (I1 Boscareto Resort, Tratoria la poste e Antica Corona Reale), Lugano, na Suíça, (Príncipe Leopoldo Relais & Chateaux). Além disso, trabalhou por dez anos em diversos restaurantes dos Estados Unidos, nos estados de Connecticut, Nova Iorque, Washington e em Boca Raton e Miami, na Flórida.

“Temos o cuidado de oferecer, diariamente, pratos novos e boas opções de vinho para nossa clientela. Todos os pratos são criados por mim. Mudamos nosso cardápio de duas a três vezes por ano”, afirmou Sormany.

A atenção na elaboração das refeições e o sabor inconfundível da culinária do Chef Sormany garantiram, em 2006 e 2013, o título de melhor restaurante de Petrópolis. Como resultado de um trabalho perfeito, o chef já recebeu convites para fazer consultorias no Brasil e no exterior. Sormany já esteve em Miami, Orlando, Vitória, Búzios, São Paulo, Volta Redonda e Mato Grosso.
Com vasta experiência na elaboração de cardápios, Sormany criou as 40 opções que a casa oferece e, todos os dias apresenta de três a quatro opções de pratos especiais. Os clientes também têm à disposição menu degustação, com três, quatro e cinco pratos, além do menu Confiance, que é uma surpresa do chef para os clientes.

O tempero italiano e o cuidado em utilizar condimentos e hortaliças orgânicos na elaboração dos pratos fazem sucesso entre os paladares mais exigentes. Entre as especialidades do restaurante estão: a lombata de bue (prime ribe grelhado), gnocchi de camarões com fonduta de queijo, ravioli de mozarela e o salmão orientale.

A casa mantém 10 funcionários e está em constante crescimento. Por causa da boa receptividade e da boa gastronomia, o II Perugino conquistou a clientela e o respeito das pousadas e dos hotéis de Petrópolis.

Adega Climatizada com mais de 450 rótulos

A adega do Il Perugino é um destaque a parte. Reconhecida pelo Guia 4 Rodas como a 8° melhor carta de vinhos do país, a adega mantém cerca de 450 rótulos. Antes de serem colocados para degustação, as bebidas são especialmente analisadas e escolhidas a dedo pelo próprio chef Sormany, acompanhado pelo sommelier do II Perugino.

“Temos o cuidado de analisar cada vinho oferecido em nossa carta, pois nem sempre as novas safras estão na qualidade das anteriores ou vice-versa”, garantiu Sormany.

Ao todo, são três mil vinhos armazenados na área climatizada ou em exposição. O restaurante trabalha com a importadoras Decanter Vinhos Finos que garantem a venda de vinhos do novo e do velho mundo pois também e representante e distribuidor da mesma. Preocupado com o cliente que gosta de consumir a bebida em local apropriado e temperatura certa, o chef criou sua própria adega climatizada com mais de 450 rótulos e dispõe de um espaço como enoteca  para a degustação dos vinhos. Além disso, os interessados têm a possibilidade de comprar os vinhos, mesmo sem consumir no restaurante com descontos de até 25% de desconto para os vinhos Take Out . Os clientes também podem desfrutar da ajuda do  sommelier que trabalha diariamente no restaurante.